NA REAL: O consumidor de perto e de dentro


O que você sabe sobre seu cliente? Quem consome os produtos que sua empresa vende? Desculpe a franqueza, mas aqui não cabe “eu acho”, “criamos uma persona” ou “todo mundo pode ser meu cliente, é difícil definir”. Quem acha, acaba perdendo. Persona sem dados reais é exercício improdutivo. E todo mundo é muita gente, não é mesmo?

Ah, já sei. Você pode estar pensando numa pesquisa quantitativa, uma formulário online ou um grupo focal pra resolver o problema que apontamos ali em cima. Sem dúvida, são métodos muito válidos, em determinadas situações. Contudo, grandes organizações mundo a fora já perceberam que eles não conseguem responder todas as questões, principalmente as mais importantes. Sabe o por quê?

O consumidor é como você ou eu. Tem coisas que ele não sabe que faz, mas faz. E tem outras coisas que ele não tem coragem de dizer em voz alta. Você teria?

A etnografia é um método de pesquisa da antropologia que tem como premissa olhar os fenômenos sociais de perto e de dentro. Para isso, possui como critério a observação, direta ou participante, apostando em interações pessoais ou aleatórias, onde o pesquisador faz parte do processo de coleta, interpretação e análise, levando em conta suas emoções e percepções.

“Estar lá” é a pedra de toque do fazer antropológico e para isso é preciso estar inteiro: carne, ossos, sangue e espírito.

O fazer etnográfico aplicado ao consumo está para além de um mero método de pesquisa, sua alma está em entender as pessoas, suas formas de agir, pensar e principalmente compreender as lógicas que estão por atrás de cada ação e pensamento, só então poderemos traduzir seus valores, escolhas, motivações, gostos, preferências, modos de ser etc.

Qual o objetivo do workshop?

O workshop tem como objetivo apresentar o método etnográfico, seus principais conceitos e técnicas de pesquisa associadas como observação e entrevistas. Além disso, vamos te dar todas as dicas de como proceder no trabalho de campo, offline e online.

A etnografia abre espaço para o entendimento de diferentes papéis, funções e significados a que são submetidos os produtos e serviços. Valores e significados não são determinados pelas propriedades físicas e biológicas é preciso portanto entender o sistema classificatório e estruturas simbólicas dos seres humanos. Animou?

E olha que nem te contamos ainda o mais importante: você vai experimentar na prática como esse método funciona!

Pegue seu caderninho, sua caneta, uma câmera fotográfica e vamos fazer trabalho de campo! Olhos abertos, ouvidos atentos e muita curiosidade.

Como vai ser?

  • Combatendo as pré-noções: quando nosso “olhar” não nos deixa enxergar os outros;

  • A empatia do ponto de vista da Antropologia;

  • A Etnografia: conceito e história;

  • Entrando no detalhe da pesquisa e os “imponderáveis da vida real”;

  • Como se preparar para o trabalho de campo?

  • O trabalho de campo e a busca pelo “ponto de vista do nativo” (ou do consumidor);

  • A observação em seu habitat natural (passo a passo);

  • A pesquisa como artesanato: o que fazer com os dados?

  • Etnografia como ferramenta de marketing;

  • Apresentação de cases;

  • Exercícios práticos;

  • Prática: Hora de ir para o campo!

Esse workshop é pra mim?

Na real, você já percebeu que é.

Empreendedores em busca de um novo modelo de negócio que atenda a clientes de verdade. Profissionais de publicidade, comunicação e marketing que querem e precisam entender com quem estão falando e para quem estão vendendo. Profissionais da área comercial que devem melhorar seus argumentos de venda.

Para quem já entendeu que consumidores são pessoas e merecem ser entendidos para serem bem atendidos.

O que vou aprender?

Você vai aprender o que é a etnografia e como utilizar esse método no seu dia-a-dia, pra já chegar na segunda-feira colocando o que aprendeu em prática.

Quem é a professora?

Hilaine Yaccoub. É doutora (PhD) em Antropologia do Consumo (UFF– RJ), Mestre em Antropologia do Consumo (UFF- RJ), pós graduada em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais (ENCE-IBGE) e formada em ciências sociais (UFRJ). Consultora independente, pesquisadora e palestrante. Há mais de 15 anos atua em pesquisas de mercado utilizando métodos e teoria antropológica aplicada na análise, produção de conhecimento sobre o consumidor, seus hábitos (rituais) e práticas para o desenvolvimento de estratégias de marketing. Professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), do Instituto Europeu de Design (IED), do MBA Negócios de Luxo da FGV. Co-criadora do MBA em Estratégias e Ciências do Consumo da ESPM RJ. Autora e organizadora do livro Consumo Popular: Contribuições da Antropologia e Sociologia pelo selo editorial Mundo do Marketing. Já desenvolveu pesquisas e participou de projetos para Nestlé, TNS Global Research, Unilever, TV Globo,  O Boticário, GM, Vilma Alimentos, L’oreal, etc.

Carga horária?

16 horas (+ intervalo para almoço)

Quando?

2 e 3 de Julho. Das 10h às 19h.

Onde?

Aqui no CoolHow - Avenida Getúlio Vargas, 1420, Belo Horizonte

Gostei hein. Agora vamos falar de valores.

Até dia 24/6

4x de R$140 ou R$560

A partir do dia 25/6

4x de R$150 ou R$600

E a forma de pagamento?

Transferência bancária, boleto ou cartão de crédito.

Vou falar com meus colegas e com meu chefe!

Se sua empresa quer inscrever 3 ou mais pessoas, entre em contato conosco, temos valores e condições especiais: contato@coolhow.com.br

Ainda estou com uma dúvida.

Só chamar aqui: contato@coolhow.com.br

Pronto pra garantir sua vaga? Vai que é sua:

Nome *
Nome
Data de Nascimento *
Data de Nascimento
Sexo *
Forma de pagamento *
Temos desconto de 5% para pagamentos à vista
Como você gostaria de receber seu certificado? *
Quer receber informações sobre os próximos cursos? *