Back to All Events

Workshop Placemaking: A Cidade como Plataforma


  • Galpão Benfeitoria 153 R. Sapucaí Floresta, MG, 30150 Brazil (map)

O que é?

O mundo está cada vez mais concentrado nas cidades. Para você ter uma ideia, metade da população mundial vive em áreas urbanas. E até 2030, segundo estimativas da OMS, a cada dez pessoas, seis estarão vivendo o que as cidades oferecem de melhor e de pior. 
É possível tornar os lugares em que vivemos melhores? 

A ideia é abrir a discussão do uso do espaço público à indivíduos, empreendedores, organizações, coletivos e a comunidade em geral no planejamento, regeneração, desenvolvimento econômico, planejamento urbano e desenvolvimento sustentável de uma região, seja ela em uma praça, uma rua, um bairro ou até mesmo de uma cidade.
Espera aí. O que empresas e empreendedores tem a ver com isso? 

Pra começar, consumidores e cidadãos são as mesmas pessoas e eles não querem separar as coisas, ao contrário, querem misturar. 

68% dos consumidores de 31 países acreditam que as empresas têm tanta responsabilidade quanto do governo para impulsionar a mudança social positiva.

61% gostariam de ver suas marcas favoritas ou empresas a desempenhar um papel mais importante na sua comunidade local.
— Pesquisa Havas Worldwide

Entendeu? Maravilha. 

E o que vou aprender?

Então, o objetivo desse encontro é adquirir os conhecimentos, habilidades e inspirações necessárias para investigar, desenvolver e implementar projetos de transformação e ressignificação de algum espaço público se apropriando de metodologias de cocriação e experimentação baseadas no Design Estratégico para que essas ações sejam catalizadores da real mudança da imagem e da percepção de uma região através da participação coletiva da comunidade.

Como vai ser?

No primeiro encontro vamos entender os conceitos e fundamentos de Placemaking e aprender com os bons (e maus) exemplos já praticados pelas cidades mundo afora. No segundo dia, vamos eleger um espaço como laboratório de investigação e criação para a geração de ideias e sugestões de ações que estimulem e melhorem a interação entre as pessoas e, consequentemente, mude suas relações com a cidade.

Módulo 01: PENSAR

  1. Da burocracia à ação
  2. Place Branding x Placemaking
  3. O que ė Placemaking
  4. Os princípios do Placemaking
  5. O que é um bom lugar publico
  6. A frágil relação entre o público e privado
  7. Ocupar. Resistir. Hackear
  8. Metodologias de Ação


Módulo 02: FAZER

1. Investigação
. Escolha do Local
. Técnicas de observação do local
. Conversas com a população local (moradores, comerciantes, visitantes)
. Passado, presente e futuro

2. Cocriação
. Levantamento das necessidades
. Lista de desejos

3. Ação
. Ocupar
. Realizar
. Monitorar

Esse workshop é pra mim?

Se você chegou até aqui empolgado com o conteúdo: com certeza.
Se você é empreendedor, profissional de marketing ou comunicação, trabalha na área de responsabilidade social, arquiteto, designer ou está interessado em transformar seu entorno e suas comunidades em um lugar melhor para se viver: também!

Quem é o mentor?

Gustavo Santos. Designer com formação e especialização em Relações Internacionais, Sociologia e Antropologia Cultural pela Universidade Belas Artes de São Paulo. Desenvolve projetos de comunicação e design há mais de 20 anos, com passagem pelas principais agências de design e publicidade do Brasil. Publicou o livro “Nation Branding: Construindo a imagem das Nações” e teve seus textos e trabalhos publicados e exibidos em festivais e mostras no Brasil, Colômbia, Estados Unidos, França, Holanda e Rússia. É professor e palestrante no TEDxMauá, em São Paulo, sobre o tema Design Cities.
Atualmente é Sócio e Diretor de Criação na Polar Studio, Hub de Design Estratégico e pesquisador na isotipo.labs, think tank de pesquisa e fomento em temas relativos à Place Branding, Placemaking  e Identidade Cultural.

Carga horária?

12 horas

Quando?

22 e 23 de Agosto. Das 10h às 17h.

Quanto vou investir?

Até dia 17/08 – R$530
A partir do dia 18/08  – R$590

E a forma de pagamento?

Transferência bancária, boleto ou cartão de crédito.

Vou falar com meus colegas e com meu chefe!

Se sua empresa quer inscrever 3 ou mais pessoas, entre em contato conosco, temos valores e condições especiais: contato@coolhow.com.br

Ficou alguma dúvida?

Estamos aqui.

Fechou, quero fazer. Qual é o próximo passo?

Vamos lá. Basta fazer sua inscrição.

Nome *
Nome
Data de Nascimento *
Data de Nascimento
Sexo *
Forma de Pagamento *